domingo, setembro 27, 2009

#39 - 7 On 27 com Tércio Testa

Começando aqui a primeira coluna do Game'n'roll.
7 On 27, será uma coluna mensal onde todo dia 27, um entrevistado responderá 7 perguntas, que contará sobre carreira, projetos, gostos músicas e por ai vai.
Para inaugurar, entrevistei por e-mail Tércio Testa, baixista do Shileper High e um dos colaboradores do site The Nimrods. Aproveitei também para perguntar sobre o seu projeto Enought About Lindsay.
Confiram.

1ª Pergunta: O The Nimrods é um dos mais famosos fã-sites nacionais sobre uma banda de punk rock. Quando e como você começou a colaborar com o site? Vocês esperavam que um dia o site ia ser tão reconhecido?
Testa: Bom, em primeiro lugar, obrigado pelo elogio. Em 2002 eu participava ativamente de uma lista de discussões sobre Green Day, onde conheci o Will e o TheNimrods.com! Na época, eu só acessava o GreenDay.net e o GreenDay.com.br do Jeff, que também havia conhecido na lista de discussões. Após um tempo comecei a colaborar com o GreenDay.com.br enviando traduções de notícias ou coisas desse tipo.
Na época eu via que não existia um site sobre a banda no Brasil, que me deixava satisfeito e foi quando eu conheci o The Nimrods.
Falei com o Will e vi que o site tinha muito potencial. Ele sempre teve muitas idéias boas, mas faltava alguém com tempo e disposição para ajudá-lo e foi quando eu topei colaborar. Desde então, o site cresceu absurdamente.
Ocorreu algumas mudanças de layout, o “core” do site sempre se manteve. É trazer as informações do que rola com a banda da maneira mais atualizada possível, além da criação de seções outros sites não têm, como por exemplo, o nosso “Glossário”. Esse tipo de trabalho fez com que ao longo dos anos, o site tivesse muito mais acessos e retorno do que nós pudéssemos imaginar.
Hoje, ser uma referência no universo Green Day para os fãs brasileiros é absurdamente gratificante.

2º Pergunta: É cansativo ficar procurando noticias do Green Day, ou o "amor" pela banda supera tudo?
Testa: Na verdade nunca é cansativo, afinal de contas muitas das notícias já estão prontas. Por não sermos o país natal da banda, é muito difícil trazer uma exclusividade para o público, a menos que seja algo originado aqui no Brasil. Por isso falo que o nosso diferencial é a criação de sessões com materiais que outros sites não tem. Há pouco tempo atrás entrevistamos o Andy Ernst. Poucos sabem, ele foi produtor dos dois primeiros álbuns da banda e para nós foi algo absurdo. Nunca imaginávamos que o cara fosse realmente responder às perguntas e rolou bem legal. Então, trabalhamos sempre nesse prisma, e isso faz com que nosso amor pela banda só aumente.


3ª Pergunta:E se não fosse o Green Day, qual outra banda você criaria um fã-site?
Testa: Eu acho que criaria apenas 3 sites. Há anos atrás criaria um do Bad Religion, que é outro amor incondicional. Hoje talvez criasse um sobre o Broadway Calls e um para os meus bros da banda The Razorblades, da qual sou muito fã.

4ª Pergunta: Por quais bandas você passou até chegar ao Shileper High? Como você entrou para a banda?
Testa: Antes do Shileper High eu toquei em duas bandas. Logo quando comecei a tocar guitarra, toquei em uma banda de covers variados e chamava-se “Gangrena Leprosa”. Era formada por um metaleiro, um skinhead, um Ramoneiro e eu, fã de Green Day. É possivel imaginar a mistura das covers, de Raimundos a Garotos Podres, passando por Bad Religion e Marky Ramone And The Intruders. Depois de dois shows a banda meio que se dissolveu.
Nesse meio tempo nasceu o Seven Elevenz, comigo, o Barata e o Koelho. Essa foi minha primeira banda mesmo, aquela de gravar, e tudo o mais. Começamos no reveillon de 1999 para 2000, fiquei na banda até 2002 quando acabei saindo por problemas pessoais e voltei em 2004, fiz alguns shows, mas não rolou
.
E logo que saí do Seven Elevenz, conheci os caras do Shileper High e entrei de cabeça na banda, dessa vez tocando baixo. Com o Shileper houve a oportunidade de fazer shows absurdamente maravilhosos, viagens inesquecíveis, gravar num estúdio fantástico (Mr. Som) e abrir ao show de algumas bandas de quem sempre fui fã como Bambix, Garotos Podres, Olga (Toy Dolls), Raimundos e mais recentemente para o CJ Ramone, no festival Araraquara Rock.
As únicas coisas que não fiz com a banda foram a gravação do segundo CD, Shilas On The Rocks, e a Vans ZonaPunk Tour com o U.S. Bombs. Se você me perguntar, sim, me arrependo, Mas no fim, as coisas sempre se acertam e estamos aí seguindo o rock.


5ª Pergunta: Conte sobre o Enough About Lindsay? De onde surgiu o nome? Quais as influências?
Testa: É um lance curioso. O nome surgiu com o meu amigo Taú, da Enemy One Records. A Lindsay em questão é a Lindsay Lohan mesmo. Ele é apaixonado por ela e eu não agüentava mais vê-la na televisão, pois coincidentemente, ela não saía do noticiário na época.
Em 2006, quando saí do Shileper pois havia ficado desempregado e quando estamos desempregados, depois de muito tempo trabalhando, vira aquela rotina de sessão de DVDs em casa, livros e revistas e muita internet.
Nessas sessões eu assisti filmes como Clube da Luta, Matrix, A Última Fortaleza. Li livros como, "Bem Vindo ao Deserto do Real”, de ensaios filosóficos sobre o Matrix. e de madrugada eu ficava tocando violão. Um dia, lendo o livro, uma frase veio à minha cabeça, "The secret sources of human emotions” (A Origem Secreta da Emoção Humana), acho que li algo assim e me assustou muito.
Peguei o violão e comecei a tocar e a escrever, as palavras simplesmente saíam. Na época eu ouvia muito Angels And Airwaves, então aproveitei todo aquele lance “poético” nas composições e assim foi. A idéia então era de criar um, com o perdão da expressão, “álbum-conceitual”, cada faixa seria relacionada à uma emoção humana e, no final, elas juntas seriam as “sources” de emoções humanas expressas na primeira letra.
Isso levou quase dois anos e meio para ficar pronto e resultou em 16 letras, das quais gravei 3 canções e que coloquei no MySpace. Eu não sei se ainda gravo o restante. Quero muito, mas como é um projeto paralelo, preciso ver até onde vale a pena levar adiante. Mas adoraria ter todos os sons gravados, até para registrar e tudo o mais.

6ª Pergunta: Pergunta básica, quais bandas você tem ouvido ultimamente e que você indica para o pessoal ouvir?
Testa: Eu tenho ouvido muito o novo álbum do Broadway Calls, “Good Views, Bad News” que para mim é o álbum mais foda de 2009.
Também tenho ouvido muito Tumbledown (projeto country do Mike Herrera do MxPx), Alkaline Trio, Rancid, Anti-Flag, Casualties, The Briggs, The Unseen, Distillers, Riverdales (segundo melhor álbum de 2009, para mim), Teenage Bottlerocket (o disco novo esta absurdamente maravilhoso), Bedouin Soundclash, ALL, Jimmy Eat World.
Além disso, escuto muito Just Jack, Bach (sim eu ouço música clássica), The Killers, Weezer.

Pelo lado nacional ouço quase todos os dias The Razorblades, The Dods, Os Thompsons, Periferia S.A, Firstations, Que Fim Levou Valdir?, Fox Hound, Os Excluídos, Flicts, Cólera, RxDxP e muitas outras bandas. Além disso ouço muito Shileper High também, como não? [risos]
Ah, e indico todas essas para a galera escutar. Não vão se arrepender.

7ª Pergunta: Obrigado pela entrevista, Testa. Fale dos planos futuro para o Shileper High e o Enough About Lindsay? E deixe um recado para os leitores do Game'n'roll.
Testa:
Com o Shileper estamos trabalhando em um novo EP, ainda sem nome, e que provavelmente terá cinco canções inéditas. Fizemos dois shows já tocando essas canções e a resposta da galera foi bem legal então estamos animados, espero que saia até o final do ano. Quanto ao Enough, sem planos mesmo, quem sabe um dia faço um show solo? Ia ser interessante . Aproveito para agradecer a oportunidade da entrevista, parabenizo aqui o seu trabalho e fico muito feliz em ter ganhado um amigo em vossa pessoa. É isso ae e keep on rocking!

5 comentários:

  1. o "Testa" eh um cara cativante!!! Vcs começaram com o pé direito a coluna!

    Um abraço pra vcs e um pro Testa...rs

    ResponderExcluir
  2. O Testa é fodastico, mano!!!

    Firmeza pá caraio!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu curti esse projeto solo aí do Testa "Enough About Lindsay", tomara que vá pra frente, sério mesmo.

    ResponderExcluir