terça-feira, setembro 08, 2009

#34 - O que a Glória Perez não mostra...


Ontem, depois de muito tempo e muito atraso, assisti Quem Quer Ser Um Milionário?, o vencedor de 8 Oscars esse ano. Um filme muito bem montado e contado, uma história que mistura ficção com uma realidade da índia. Inspirado no livro Q and A, do escritor Vikas Swarup, o longa foi dirigido por Danny Boyle, eterno diretor de Trainspotting.

Como todo mundo já deve saber, o filme conta a história de Jamal Malik, jovem de 18 anos morador da favela em Mumbai, Índia. Preso por suspeita de trapaça no programa Who Wants To Be A Millionaire?, o filme mostra Jamal explicando como sabia das respostas que o fizeram chegar a uma pergunta que vale 20 milhões de rupias.

Apenas por esse enredo, já torna o longa interessante, porém há um elemento que queria destacar e juntar com o fato que (finalmente) a novela da Gloria Perez, Caminho das Índias, está chegando ao final. Quem vê a novela, é apresentado ao lado bonito, rico e glamouroso do país, cheio de tradições e religiosidade, que a mim não engana. O que é uma inverdade, os indianos passam por bastante necessidade, onde, ao que parece, a desigualdade chega a ser tão gigantesca quanto ao do nosso país.

Não assisti a novela, mas hoje é tão comum ouvir as pessoas falando as frases dos personagens da novela, que parece que a escritora faz alguma lavagem cerebral em quem assiste a novela, ou você nunca ouviu alguem falando os Hare baba por ai? E cá entre nós, isso já está perturbando.

O que fica claro em Quem quer ser um milionário? é que não é essa realidade que a escritora descreve na novela, o pais é explorado por seus próprios habitantes como por estrangeiros. O filme traduz para o mundo como é a realidade escondida pela mídia dos subúrbios e favelas da índia, assim como Cidade de Deus traduziu a nossa realidade para o resto do mundo. É fácil fazer uma comparação entre o personagem Zé Pequeno e Salim, ambos corrompidos pelo o poder e o dinheiro que o crime oferece. O mesmo pode se fazer com Jamal e Buscapé, que apesar das dificuldades, não caíram na marginalidade. Infelizmente Danny Boyle é mais conhecido que o Fernando Meirelles era conhecido na época.

Então, alugue Quem quer ser um milionário? e assista com a sua família que está deixando tudo de lado apenas para ver a novela, onde o ator que interpreta um indiano a alguns anos atrás interpretou um grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário