sábado, setembro 19, 2009

#37 - Smells Like Borderline


Para começar, já peço desculpas, essa semana foi corrida, não consegui bolar nenhuma assunto para postar aqui no blogger. Esse foi motivo para ele ter ficado uma semana desatualizado.
Bom, e nas últimas semanas, também rolaram algumas polemicas, além do Kanye West roubando o microfone da Taylor Swift e o governo brasileiro querendo censurar a Internet. No mundo dos games também está rolando uma polêmica envolvendo o recente Guitar Hero 5 e Kurt Cobain.

Todos devem ter lido essa noticia em vários veículos de comunicação:
Courtney Love avisa que vai processar os produtores de Guitar Hero 5.


E o motivo fez muitos, pela primeira vez, ficar ao lado da viúva de Kurt Cobain. Durante o jogo além cantar as músicas de sua banda, o falecido ícone do Grunge, pode também cantar canções de outros artistas, como Madonna e até Bon Jovi. Ou seja, Cobain tocando guitarra e cantando com a voz da rainha do Pop.

E pela primeira vez do mesmo lado, os ex-integrantes do Nirvana, Krist Novoselic e Dave Grohl, também ficaram insatisfeitos com o avatar do cantor no jogo, declarando estarem decepcionados, e pedem que bloqueiem o personagem apenas para tocar as músicas da sua banda, pois não sabiam que a imagem do roqueiro grunge ia ser usado daquela forma.

Até o próprio Bon Jovi se manifestou sobre o assunto, dizendo que é forçado ver um avatar de um roqueiro cantando suas músicas. E também contou, que foi convidado para ser um dos personagens do jogo, mas recusou.

Do outro lado, a produtora Activision divulgou que tanto Love quanto Primary Wave Publishing, empresa que gerencia o catalogo musical da banda, assinaram o contrato que dava total liberdade para o uso do personagem de Cobain. Já a viúva do roqueiro disse nunca ter assinado algum contrato sobre o jogo e que ia manter o processo e gostaria de uma retratação.

Agora a opinião da pessoa que vós escreve.
Algo que tudo indica, a produtora lançará um patch (uma expansão do jogo) bloqueando o roqueiro, apenas deixando-o cantar as músicas do Nirvana. Em outras edições, nunca houve esse problema, pois existia apenas participação de artistas convidados para certas músicas. Na edição World Tour, o principe das trevas, Ozzy Osbourne, apenas aparecia para cantar suas músicas, o mesmo acontecia com Billy Corgan. Na edição do Aerosmith, a banda apenas aparecia em canções da banda, o mesmo aconteceu na edição feita para o Metallica. Na terceira edição, Slash e Tom Morello tocavam todas as músicas, mas não cantavam, eram como guitarristas de apoio.

Como fã, acho que foi uma falta de respeito, mostrarem um avatar de uma personalidade que já faleceu cantando músicas de artistas no qual era bem claro que ele não gostava. É denegrir a imagem de alguém que não pode mais se defender pessoalmente. E outra questão que fica no ar. Será que o roqueiro grunge iria aprovar um avatar?
Se fosse o Cobain no começo da sua carreira, acho que ia achar muito engraçado, se fosse o Cobain dos últimos dias, que não aguentava mais ser o ídolo de uma geração, ele não ia gostar nem um pouco.

Não colocarem Kurt Cobain apenas como guitarrista parece ter sido preguiça dos produtores em programar o jogo para o roqueiro cantasse apenas a música de sua banda e apenas tocasse quando fosse música de outro artistas, mesmo que fosse Bon Jovi. Resumindo, uma simples programação poderia ter evitado todo essa polêmica.

2 comentários:

  1. Q polêmica desnecessária, hein??
    Custava os programadores pensarem um pouquinho antes de finaizar o jogo?? Pela primeira vez, espero q a Courtney ganhe um processo e arranque um monte de grana desses caras...

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o vídeo mostrando o Kurt no jogo, e fiquei decepcionada com o que fizeram, nada a ver ele cantando músicas de outras bandas. Nossa, falta de respeito total.

    ResponderExcluir