sábado, setembro 12, 2009

#35 - O Clube do Filme

Pela primeira vez, uma resenha de livro aqui no Game'n'roll.
E começando com um livro que fala sobre quase todos os assuntos que o blogger aborda.

Escrito por David Gilmour, o autor Canadense, não o guitarrista do Pink Floyd, o livro foi lançado em 2007 no Canadá, saiu esse ano no Brasil.
O Clube do Filme fala sobre filmes, muitos filmes, sobre música e sobre o relacionamento entre um critico de cinema e escritor, que passou dos seus 50 anos com problemas para arrumar trabalhos e seu filho de 15 anos, que está se tornando um fracasso na escola.

O pai, o próprio autor, em uma atitude diferente, inusitada, e talvez desesperada. propõe para o seu filho adolescente, Jesse, que ele podia abandonar a escola, não precisava trabalhar e pagar o aluguel da casa, mas que toda semana teria que assistir três filmes escolhidos pelo o pai, apenas por David. Isso seria o motivo para fisgar vários leitores, assim como eu.

Durante as semanas e os filmes, acompanha-se a visão de David olhando Jesse crescer, sendo um pai e conselheiro. Em diversos momentos durante o livro, os filmes acabam sendo coadjuvante, e a visão de David sobre os problemas de seu filho acaba sendo o foco principal, sempre associado a filmes e personagens, gerando diversas comparações. O relacionamento paterno presente no livro é um dos elementos que mais prende o leitor, para saber o que irá acontecer nos proximos capitulos, qual será o próximo problema que Jesse se envolverá e qual será o conselho e a atitude de David.

Mas quando o foco volta-se aos filmes, é extremamente interessante, existem muitas curiosidades e descrições bem detalhadas de cenas de filmes. Para quem acha que existe Spoilers, pode ficar tranquilo, que não se aprofundam ou contam muito sobre filme. Pode se dizer, que a cada capitulo, ao todo 15, existe pelo menos 2 pequenas resenhas de filmes, como A Doce Vida, Tubarão, Os Reis do Iê, Iê Iê com os Beatles, O Poderoso Chefão, Psicose e entre muitos outros.

Para quem gosta de cinema, o livro serve como um ótimo guia para assistir os filmes citados e reparar nos detalhes que o autor conta durante a história, e para quem procura por uma leitura que mostra o relacionamento forte entre pai e filho, é um excelente livro também.

Curiosidade: No lançamento do livro no Brasil, no mês passado, o autor David Gilmour e seu filho, Jesse Gilmour vieram ao pais e participaram de debates sobre o tema e a história do livro.

Um comentário: