terça-feira, maio 12, 2009

Is The Breakdown Begins?


Green Day na semana passada deixou na integra o seu novo disco, 21st Century Breakdown, para as pessoas ouvir pelo o site oficial da banda. E como de praxe, poucas horas depois, já circulavam as versões em MP3 do disco.
Se a banda tinha como objetivo atingir algo maior que o seu disco anterior, American Idiot, e Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool conseguiram. Creio que não foi apenas o talento do trio, mas também a mão de Midas de Butch Vig, o cara que é baterista do Garbage e produziu aquele disco de uma banda Grunge ai, que vendeu mais de 10 milhões de copias. O disco seguiu uma linha bem diferente do seu antecessor, variou os estilos e dividiu as 18 faixas em 3 atos, assim como um teatro: Heroes and Cons, Charlatans and Saints e Horseshoes and Handgrenades. As musicas, se desenrolam através da historia do jovem casal Christian e Gloria, vivendo no mundo da Era Bush.
Heroes and Cons:
Confesso que com as primeiras musicas parecia que eu estava ouvindo musicas que não conseguiram entrar no AI, até mesmo a musica que usaram para single, Know Your Enemy. Mas depois a coisa muda com a quase acústica Before The Lobotomy. Christian's Inferno, mostra um lado da banda que nunca havia visto, com um vocal tenso combinando com a letra, Billie Joe passa realmente a sensação de agonia do personagem. Na minha opinião, as Letras que são as mais tensas desde do Insomniac, faz parecer que Armstrong flertou com Chuck Palahniuk, autor de Clube Da Luta, e também me faz acreditar, que aquela geração que conheceu a banda na época do AI, fique um pouco confusa com o conteúdo que o 21CB. Last Night On Earth, a baladinha do disco, nem parece algo comum da banda, mas é uma excelente musica para acalmar os ânimos da musica anterior e fecha muito bem esse ato.
Charlatans and Saints:
Começando o segundo ato do disco, East Jesus Nowhere parece muito com o Foxboro Hot Tubs, banda parelela de rock 70's, com os mesmo integrantes do trio. Já Peacemaker, segue uma linha que a banda já experimentou em Warning, meio acustica flertando com o folk, talvez um Johnny Cash. ¿Viva la Gloria? (Little Girl), não sei porque me lembrou coisas de Danny Elfman, compositor de trilhas sonoras de filme como O Estranho Mundo de Jack, uma baladinha feita para animações. Fechando o ato, temos Restless Heart Syndrome, começo com um piano e depois um violão meio britpop. Sim, até lembrando Oasis, mas fazendo uma musica muito boa de se ouvir, acho que agradará até ouvido de pessoas que não são muito fãs do trio.
Horseshoes and Handgrenades:
Iniciando com musica que dá nome ao ato, Horseshoes and Handgrenades, uma porrada lembrando bastante The Hives, mas com um toque especial da banda, na minha opinião, uma das melhores musicas do disco, lembrando o Green Day que boa parte conhece, mas mostrando o quanto a banda evoluiu e cresceu, talvez ditando o rumo que a banda deve tomar nos proximos trabalhos. Porém, muitos devem considerar o ápice do disco em American Eulogy, com pouco mais de 4 minutos, ainda assim, a banda dividiu a musica em duas partes: Mass Hysteria e Modern World, que traduz muito bem o espirito do disco, e também traz uma surpresa, a segunda parte da musica é cantada pelo Mike Dirnt. See The Light, fecha o disco, como uma canção típica de um final de filme, buscando trazer paz, rendenção ou algo do genero.
Enfim, mais um disco do Green Day para surpreender a todos, talvez cause menos impacto que o seu antecessor, mas um grande presente para os fãs antigos. A banda evolui como era de se esperar, e parece que isso é apenar o começo de muita coisa que eles podem fazer. Não posso fugir de não comparar a banda com The Who, onde se superavam a cada álbum criando Operas Rock como o trio de East Bay Area está fazendo agora.
Será que a cover de My Generation no Kerplunk era apenas um aviso do que iria vir muitos anos depois?

4 comentários:

  1. Reseha mt boa mesmo.! parabéns

    ResponderExcluir
  2. Estão tocando a canção do século, de pânico, promessa e prosperidade!!!! HAVE A GREEN DAY!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Escreve MUITO bem, hein? :)
    Já pensou em fazer Jornalismo?
    SJUISUIAHSUIASHAHSAH

    Vou te acompanhar :P

    Abraços

    ResponderExcluir