sábado, abril 18, 2009

Sempre mais do mesmo?


Esses dias, comentei com um amigo que estava mais ansioso pelo o disco novo do Rancid, Let The Dominoes Fall, do que para o novo disco do Green Day, 21st Century Breakdown. E ele disse que a música que o Rancid apresentou como single, Last One To Die parecia mais do mesmo, aquela mesma linha de coisa que a banda costuma fazer, e que estava mais esperançoso com o disco do Green Day, pois parecia surgir com uma proposta diferente.
Enfim, será que o "Play Safe" como o esse meu amigo disse, ou "mais do mesmo" como eu disse, é bom?
Na minha opinião, tudo dependerá da banda em questão.
Um ótimo exemplo é o AC/DC, há mais de 30 anos fazendo o mesmo estilo de música, o mesmo rockão simples, direto com poucas notas, mas por décadas fazendo fãs por aí. Em seu último disco, o Black Ice, até os clipes são parecidos, e nem por isso a banda deixou de ser comentada e quem sabe agarrando novos fãs. Um outro exemplo clássico, foi o Ramones, que desde a música até o visual, por mais de 20 anos foi sempre o mesmo, três notas, jaqueta de couro e cabelo comprido. E esse foi um dos motivos para que o Dee Dee Ramone saísse da banda, sempre estar fazendo a mesma coisa, e resolveu tentar uma carreira de rapper que não deu muito certo, mas isso não vem ao caso.
Não tão antiga, temos o Foo Fighters, que teve sim, algumas mudanças, mas sempre manteve o mesmo estilo de fazer musica, não se diferenciando muito entre seus trabalhos, e dando uma identidade para Dave Grohl e sua banda, fazendo com que os fãs sempre esperem nada muito diferente, porém sempre com qualidade.
Porém, todas as bandas precisam mudar, se atualizar, musicalmente ou visualmente. Um exemplo fácil disso é o Kings Of Leon, que deixou de ser uma banda de caipiras que saiu do celeiro com uma pegada setentista de Molly's Chamber, e que a cada disco foi mudando de estilo até chegar ao Rock Pop que está toda hora tocando na MTV com Use Somebody, e nunca se sabe como será o próximo disco. Outra banda, que na minha opinião ficou até melhor com a mudança, foi o blink-182, que assim como o Green Day, o fator determinante para a mudança na banda foi a maturidade, afinal não tem mais sentido ficar se perguntando quantos anos a pessoa tem e correndo pelado como em What's My Age Again?, quando tem uma esposa e filhos; a mudança foi necessária até mesmo para não ficarem eternamente conhecidos como a banda engraçadinha. Em seu último disco, a banda optou por ser mais séria, falar de sentimentos e relacionamentos, e quase foi crucificada pois foi logo relacionada ao rótulo Emo.
Bandas como o próprio Rancid que citei no começo, e até mesmo a Rolling Stones, ou a Ultraje a Rigor no Brasil, sempre mantiveram o mesmo estilo na hora de compor as músicas, a idade chegou apenas para os integrantes, pois as letras continuam como eram no início, Keith Richards e o Roger que o digam.
O "mais do mesmo", pode servir como garantia de que a banda sempre terá uma identidade, que não surpreenda negativamente os fãs e os criticos, porém quando a banda se arrisca a fazer algo diferente, sempre haverá a possibilidade de uma respostas positiva ou negativa, de fãs e criticas sobre o novo rumo. Isso é uma pergunta que ninguem saberá responder, se vale mais continuar fazendo o mesmo som ou arriscar por algo novo.

Um comentário:

  1. Concordo com o que tu disse a respeito de algumas bandas mudarem, mas é algo bem relativo...depende muito da banda/artista e do que cada um faz. Mas é isso ae ! Mudanças sempre são bem-vindas.

    ResponderExcluir