sábado, maio 30, 2009

Mais uma piada nessa terra tão querida


Saindo um pouco do universo Música e Games, resolvi fazer uma critica social.
Ontem, dia 29 de Maio, estava vendo o Jornal Da Globo com a minha namorada, e estavam mostrando os estádios que vão reformar no Brasil para a Copa do Mundo de 2014. e achei tão absurdo, em média cada estadio vai gastar uns R$300 milhões para as suas reformas.
Alguns estádios do Nordeste vão gastar até mais de R$500 milhões, sendo que são em estados que a pobreza é uma realidade muito dura, onde se tem crianças que quando chegam aos 6 anos são considerados milagres, por que alguns chegaram a essa idade alimentados apenas por farinha e água. Já em outros estados que precisam investir numa educação melhor, já que seus livros tem duas Bolívia e os livros de incentivo a leituras tem temas sexuais e sobre drogas, também lá se vão milhões em estádios.
Enquanto existem pessoas que estão morrendo nos corredores de hospitais públicos em estado precário de atendimento, vamos investir milhões em estádios que vale muito mais. Em um país onde a violência cresce cada vez mais, onde há uma péssima segurança com policias muito mal preparadas ou corrupta, será que vamos ter que chamar o Capitão Nascimento para controlar os Hooligans? Sem dizer que em um país que é raro ver um politico que não seja corrupto, será que todos esses milhões serão só para os estádios?
O melhor dessa piada toda é que todo o dinheiro que vai ser usado para essas reformas sairá dos cofres públicos, que também atende pelo o nome de nosso dinheiro, aquele que todos batalham para obter com um trabalho digno e que se perde quase tudo em impostos, alguem perguntou a você se poderia usar seu dinheiro para construir estádios milionários?
Por que investir em obras sociais? Porque investir na educação, na saúde e todas as outras coisa que o Brasil carece? Deve ser assim que os governantes pensam e deixam fazer um evento que só vai gastar dinheiro do povo. Por que não usar esses milhões para ajudar aquelas pessoas que estão passando fome, para construir casas para as pessoas que moram em lugares de péssima condição, dar um atendimento digno para as pessoas nos hospitais, dar segurança para um povo que já é tão sofrido, entre varias outras coisas que devem ser feitas para fazer o Brasil ser um país decente. Por que não fazer desses milhões diminua uma boa parte da desigualdade que temos.
Pode ter aqueles que falam que o país vai ganhar com turismo, mas a Copa durará um mês, duvido que todo dinheiro investido vai ser recuperado. Os únicos beneficiados nessa historia toda vai ser a FIFA, a CBF, também conhecida como Ricardo Teixeira, a maior emissora do país, também conhecida como Globo, já que essa já comprou os direitos dos jogos, e alguns figurões do governo.
E o povo como sempre fica com aquela felicidade de ver uma Copa do Mundo no seu país, que parece a coisa mais incrível do mundo, parece que todos ficam anestesiados para ver 22 caras que já ganharam o seu dinheiro e não são mais patriotas, correndo atrás de uma bola, por 90 minutos.
Agora não é só o 7 de Setembro que é mais uma piada nessa terra tão querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário