sexta-feira, novembro 27, 2009

#46 - 7 On 27 com Spock (Vocalista do Entendeu?)

Entendeu? grindcore/power violence/crossover, ou apenas Praia Grind, original de Praia Grande é uma das bandas diferentes aqui da região, com certeza a mais original dos últimos tempos.
O quarteto formado por ex-integrantes de outras bandas do mesmo estilo na região, e segundo eles mesmos tem a intenção de "incomodar ouvidos alheios com uma massa sonora extremamente ignorante (sem deixar de lado a criatividade)".
Consegui entrevistar o vocalista da banda, Spock, e o bate papo desenrolou muito bem que passou de apenas sete perguntas.


Pergunta básica: Quando a banda começou? Como vocês se conheceram?
Spock: A banda em si, o nome já é velho. O batera Falcon tinha um projeto noisecore/grindcore com esse nome, mas era outra formação. Chegaram a se apresentar em uns festivais, em um deles o Mokó (ex-guitarra) viu e curtiu. Em 2006, ele chamou o Falcon para fazer um som só que estava sem guitarra na época, o Mokó ia tocar baixo e vocalista. 
Então ele deixou um tópico de procura-se na comunidade do Orkut do Chico Noise. Eu vi, entrei em contato e entrei na banda. Ficamos um ano sem baixista bem dizer. O Mokó convidou o El Pesadon, baixista da banda Summersaco, ficamos um tempo assim. Quando Mokó foi morar em Curitiba, convidamos o Sharlon, guitarra da banda Corpse Gory.

Quando ouvi as musicas do Entendeu? lembrei do EP Guerra Civil Canibal do Ratos De Porão. Eles são influentes ou foi coencidencia? Quais outras bandas influenciam vocês?
Spock: Total influência Ratos de Porão, tanto musical como literária se poder falar assim. As outras são Mukeka di rato, Sick Terror, Dead Kennedys, PPC, Municipal Wasted, Suicide Machine, Suicidal Tendencies, SOD, Ramones, Pantera, Beastie Boys, NWA, Hutt, Are you god?.


Como surgiu a ideia de colocar trechos de musicas famosas nas musicas próprias da banda?
Spock: [risos] Ah mano! Isso ai é tipo um pacote que tem varias musicas nossas e trecho de alguns clássicos. Dá uma quebra no som também para num ficar só som que ninguém conhece pegar. E tacar uma musiquinha popzinha pra vê a reação da molecada no “fest”, é legal saca?

Quem compõem as letras? De onde saem as influencias?
Spock: Todos da banda fazem letras, às vezes aconteceu algum fato com algum integrante ele vai e compõe. Elas falam de assuntos diversos, fala do mundão louco e preconceituoso, de filmes que a gente gosta, de algo errado que vemos e expressamos com o som no geral. Não se prendemos em temas. Se a letra ficou boa passa alguma mensagem, tocamos.

Então a letra “Matando Emo” surgiu de qual situação?
Spock: Essa letra foi o Mokó que compôs. Creio eu, por que ele estava de saco cheio de ver miguxos em todo quanto é canto pagando sapo ai surgiu à letra. O fato de se chamar “Matando Emos” é por causa da “Matando Gueros” do Brujeria. Mas a letra é totalmente diferente, é diretamente contra emos prepotentes que existe no mundo. 
Tá ligado né? Criança de franja com violão acha que pestana do NxZero quebra o grande Hendrix.

O Entendeu? e outras bandas da região, montão seus próprios festivais, chamam pessoal de fora para tocar. Você acha que algumas bandas, invés de reclamar que não tem lugar para tocar, deveria se unir para fazer seus próprios festivais?
Spock: Concordo sim, mano. Por que como você sabe existe muitas panelas e quase não tem lugar. Fazer "fest" é fácil, o foda é que a molecada se acomoda. Mas é sempre bom, por que as bandas não ficam paradas. Vai uma molecada ver, é divertido. Foda quando dá umas presepadas, mas tirando essas coisas, ajuda muito a cena local.
E também a molecada tem que ir pra prestigiar as bandas. O que fode também é que você divulga, divulga e muitos não vão por preguiça entre outras coisas. 
Mas é sempre classe festivais independentes de verdade.

Quais os planos pra banda? Vão gravar alguma coisa? Musicas? Clipes?
Spock: Acabamos de gravar agora, só vamos compor musicas novas divulgar o material que temos. Fazer mais uns vídeos na mesma linha que o Kung Fu Massacre só que com outro fato. Como um filmezinho mesmo. Só que o Kung fu Massacre é do karateca doidão lá, meio sem pé nem cabeça, o próximo vai ser outra historia, e tocar.

Muito obrigado pela entrevista e para terminar, deixa uma mensagem para o pessoal.
Spock: Eu que agradeço o convite. Preservem a natureza e se mantenham fortes em seus ideais e deixem de conformismo.


Um comentário:

  1. Oi, Lupa.
    Andei lendo os seus posts e gostei muito do seu estilo de texto. Você conta bem as histórias, mas posso dar uma dica? Não descuide das revisões. Se quiser mais detalhes, fala comigo. Bjs

    ResponderExcluir