segunda-feira, junho 15, 2009

Você Se Lembra?


Voltando a programação normal.
Semana de provas, mas arranjei um tempo para escrever sobre uma banda que acho que muitos deveriam conhecer, e vai ser um dos rumos que vou dar para o blogger, escrever sobre bandas antigas e que deveriam ser mais reconhecidas por todos. Hoje escolhe falar sobre Hüsker Dü, uma banda inicialmente de Hardcore que influenciou muitas bandas de outros estilos principalmente o Rock Alternativo dos anos 90.
O trio começou em Minneapolis, quando Bob Mould (Guitarra/Vocal) trabalhava numa loja de discos e conhece Grant Hart (Bateria/Vocal) e Greg Norton (Baixo), apesar dos gostos diferentes, o três garotos tinham um interesse por Hardcore. E assim, 1979 surgiu o Hüsker Dü, com o nome tirada de um jogo de tabuleiro dinamarquês, que em português seria "Você se lembra?"
A banda sempre chamou a atenção por se diferenciar das bandas do mesmo estilo, desde o nome até como compunham suas musicas, tinham a agressividade e a velocidade do Punk Rock, mas fugiam do elemento politico comum dos estilo e colocavam mais sentimentalismo, o que fez logo serem considerados um dos principais influentes do Rock Alternativo.
Nos seus primeiros álbuns, traziam um som bem cru e agressivo, para alguns até inaudível. Nessa fase lançaram o álbum Everthing Falls Apart em 1982, com a musica Statues, que foi um flerte de mais de 8 minutos com o Rock Progressivo. It's Not Funny Anymore do EP Metal Circus de 1983, é um exemplo do que a banda apresentaria no próximos álbuns
A partir de 1984, a banda muda o seu som, Rock Progressivo e o Psicodelismo entra nas influências da banda, e a banda começa a atrair mais holofotes com o lançamento do Zen Arcade, primeiro disco que era um vinil duplo na história do Hardcore, e para muitos, como eu, um dos melhores (mais injustiçados) discos dos anos 80. E as sequência de discos completam a discografia basica da band, como New Day Rising e Flip Your Wig de 1985, e Candy Apple Grey de 1986 que traz um dos hits do trio, Don't Want to Know If You Are Lonely.
Apesar de ser a época de ouro da banda, entre eles o clima estava ruim. Mould e Hart, os compositores muito elogiados, começam uma disputa, um tanto egocêntrica, por espaço nos discos. E mesmo com essa rixa, a banda lança seu último álbum de estúdio, Warehouse: Songs & Stories. Mais um vinil duplo para tentar amenizar as brigas, porém durante a tour, elas continuaram. com o acréscimo de mais um elemento, o problema graves com drogas dos dois compositores. Nos shows, a banda tocava apenas o último disco em sequência, de forma fria, tanto com a plateia e tanto entre os integrantes. E em 17 de Dezembro de 1987, a banda encerra suas atividades.

Conheci Hüsker Dü por volta de 2004, quando ouvir falar que era uma das bandas favoritas do Kurt Cobain e em 2006 me aprofundei um pouco mais, procurando as musicas pela a Internet. Já encontrei um vídeo com Green Day tocando Don't Want to Know If You Are Lonely para um programa da MTV, e Hateen toca essa musica no seu ao vivo, More Live Than Dead. Billie Joe Armstrong disse que o trio junto com The Replacements são suas maiores influencias pessoais.
A banda não conseguiu fãs famosos só pelo lado do Punk Rock e do Rock Alternativo, mas também o pessoal do Hardrock. Em 29x The Pain da banda The Wildhearts, a banda é citada logo nas primeiras estrofes da musica.
Um legado que poucas bandas conseguiram.

Um comentário:

  1. Uia, até o Kurt Cobain...
    dois dos meus maiores idolos são fãs de Husker Du, nem vou pensar duas vezes antes de ouvir :D

    Excelente texto. Detalhou bastante :]

    Abrazz

    ResponderExcluir