
Eu já fiz uma matéria aqui para o Game’n’roll dizendo que os jogos de videogames estão fazendo parte dos exercícios das pessoas e ajudando elas a se manter em forma. Porém, achei interessante uma matéria do G1 na editoria de Ciência e Saúde. Uma pesquisa feita pelo departamento de psicologia da Universidade de Pittsburg comprovou que os desempenhos das pessoas ao jogar videogame são determinados pelo tamanho de algumas estruturas cerebrais, ligadas ao aprendizado e memória. Ou seja, quanto maiores essas regiões, melhor o desempenho do jogador.

Um dado curioso, a pesquisa foi feita com 36 pessoas, entre 18 e 28 anos, sendo que 26 eram mulheres. Isso reforça a minha tese que as mulheres que são as melhores jogadoras de videogames, principalmente Guitar Hero, Rock Band e afins, jogos que assim como o Space Fortress, exigem coordenação motora e concentração. Então não se sinta humilhado se sua irmã ou namorada te derrotar na guitarrinha.
Os pesquisadores também dizem que as pessoas que têm dificuldades de passar aquelas as simples fases de jogos como Mário e outros, não possuem nenhuma incapacidade, na verdade é tudo questão de treinamento, e o resultado será o aumento dessas regiões cerebrais. Tenho certeza que muita gente vai começar a malhar os “músculos cerebrais” depois dessa noticia.
Para quem se interessar sobre a pesquisa, ela foi publicada como artigo no periódico “Cerebral Córtex” e pode ser lido (em inglês e em .pdf) aqui.
Fonte: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário