segunda-feira, fevereiro 01, 2010

#53 - This Addiction - Alkaline Trio

Após quase dois anos desde o seu último disco, Agony & Irony, o Alkaline Trio volta, e volta para a suas origens em This Addiction, lançado pelo o próprio selo da banda, o Heart & Skull, em parceria com a Epitaph Records. Esta volta para independência e as origens estão bem perceptíveis durante o disco inteiro, onde o trio parece bem à vontade executando as 11 músicas.

This Addiction, o sétimo disco da banda, está muito menos carregado que os últimos discos da banda, mesmo tendo em suas letras os temas tradicionais da banda, como vício em drogas, mortes e amores. A atmosfera mais leve deve ser por que, segundo o vocalista Matt Skiba, traz traços pessoais dos membros da banda.

A música This Addiction traz uma comparação do vício em drogas com o amor, enquanto Dine, Dine My Darling brinca com o nome da música do Misfits (Die, Die My Darling) e traz uma das melhores musicas do disco, principalmente pelo o instrumental. O baixista Dan Andriano, mais uma vez surpreende com as melhores letras, equilibrando como os “lamentos” de Skiba.
Lead Poisonin e Eating Me Alive são as músicas diferentes do disco, enquanto a primeira tem um solo de trompete, a segunda traz um teclado bem suave e um back vocal bem Power Pop. Dorothy, também merece ser lembrada, traz uma bateria incrivelmente cheia de variações, ponto alto da criatividade do baterista Derek Grant, além da letra inspirada no filme Veludo Azul de cultuado diretor David Lynch.
The American Scream apesar da letra com tema pesado, o suicídio de um soldado americano que voltou do Afeganistão e descobriu que sua mulher havia falecido, o instrumental acaba deixando a música mais leve.
Draculina é a única que pode lembrar alguma coisa dos últimos discos pelo o ar meio soturno. O disco se encerra com a bela balada Fine, cantada por Andriano, e mais uma vez Grant mostrando seu talento.

Enfim, This Addiction mostra o Alkaline Trio mais solto. E para firmar a volta às origens, o disco foi gravado no Atlas Studio, em Chicago, cidade natal da banda, o mesmo estúdio onde o trio gravou seus primeiros trabalhos, Goddamnit (1998) e Maybe I’ll Catch Fire (2000), a banda também chamou o produtor Matt Allison, que já havia trabalhado com a banda no excelente From Here to Infirmary (2001).

Um comentário: