segunda-feira, agosto 31, 2009

#31 - Homem-Aranha salva Mickey Mouse de Oogie Boogie


Hoje, muitos fãs de Quadrinhos acordaram com uma noticia bombástica.

Walt Disney Company, empresa de entretenimento do Mickey Mouse, comprou a Marvel Ententaiment, Inc, empresa do Capitão America, por 4 bilhões de dólares. Ou seja, uma das mais famosas empresas produtora de filmes infantis se juntou com a mais famosa editora de histórias em quadrinhos. Melhor falando, Pato Donald, Jack Sparrow, Hulk e Wolverine são amiguinhos agora.

Em comunicado oficial a Disney disse que a compra foi parte de uma estratégia focada em "conteúdo de marcas de qualidade, inovação tecnológica e expansão internacional". Por enquanto, todos os contratos que a Marvel tinha com outras empresas, como a Paramount, Fox e Sony, continuam. Então, ainda veremos filmes dos Os Vingadores e outros. E John Lasseter, diretor criativo da empresa da Disney Animation, comentou que em encontro com executivos da Marvel, gostaram da ideia de haver possibilidade de trabalhos entre as duas empresas.

Ainda é cedo para falar o que veremos daqui para frente.
Mas olhando um pouco o passado da Disney, isso não me deixou muito contente. São empresas de publicos bem diferentes. Hoje, o público da Marvel começa a partir dos 15 ou 16 anos, tanto nos HQs até nos filmes que vem sendo produzidos, enquanto a empresa do Tio Patinhas ainda aposta muito no público infantil e seus pais.

Entendo parte da estratégia da Disney, a editora do Homem De Ferro é uma marca de qualidade e nos últimos anos, vem apostado em excelentes efeitos especiais para os transportar seus herois para as telonas, com até pensando em interligar os universos que foram criados para o cinema. Algo diferente, coisa que outras editorar como a DC Comics, nunca se arriscou, e dúvido que arriscará um dia.

Como fã, tenho medo que a Marvel acabe sendo infantilizada ou sendo deixada de lado em algum momento, ou que raramente dá um sopro de vida como as produções da Pixar. Ou que seja mais uma forma para Disney faturar lucro através de merchan, como foi a parceria com a Square Enix para fazer o Kingdom Hearts, apesar de ser um ótimo jogo, foi um caça-niquel. Espero que apesar da aquisição, a Marvel continue sendo a editora que ela sempre foi, que os diretores não abaixem a cabeça as ordens vindas de superiores e pensando mais nos seus leitores do que em lucros. Mas a principal preocupação de várias pessoas, é que a qualidade não caia, e que não misturem os personagens dos catalogos, algo como o Vertigo para a DC.

Posso estar enganado e falando besteira, mas esse é meu ponto de vista.
Vamos esperar e aguardar para ver.

Fonte: Omelete

Um comentário:

  1. Wow, mudou tudo por aqui. Ratos com aranha, mutantes com patos. O mundo tá mudando!

    ResponderExcluir