sábado, agosto 22, 2009

#29 Whole Wheat Bread


A primeira impressão que tive ao ver as imagens do Whole Wheat Bread foi que eram pessoas do Hip Hop querendo entra no mundo do Punk Rock, mas não iria me convencer que era uma banda boa com um som que fosse me chamar a atenção. Depois de prestar atenção e ouvir o Hearts of Hoodlums duas vezes seguidas, do começo ao fim, a minha opinião mudou completamente.
Até escutar o disco, achava que Transplants, a banda que juntou Tim Armstrong do Rancid e Travis Backer do blink-182, era a banda definitiva do que chamam de Rapcore, ou que misturar Hip Hop com Punk Rock era algumas das viagens que Sum 41 faz, ou até as misturas do nosso Planet Hemp criava.

Tenho certeza que Whole Wheat Bread deve ter passado por uma história parecida com o que o Bad Brains passou. Negros fazendo um som, considerado por muitos, de branco. Muitos devem ter olhado torto, mas assim como uma das pioneiras do Hardcore de Washington, a banda conseguiu provar, pelo menos para mim, que conseguem fazem um som a ser respeitado, e até criando um novo estilo, Afro-Punk.

Vindo de Jacksonville, Florida. A banda surge em 2003, com os amigos Aaron Abraham e Nick Largen, bastantes conhecidos na cena do Rap/Hip Hop local, ao descobrirem que tinham gosto por Punk Rock formam a banda, primeiramente com o nome de Dirty South Punk Rock. Porém a banda resolveu mudar de nome e sua primeira formação contou com Abraham como guitarrista e vocalista, Nick como baixista e seu irmão, Joseph Largen na bateria.

Em 2005, a banda lança o primeiro disco, Minority Rules, produzido por Darian Rundall, que trabalhou com Pennywise e Yellowcard. A banda mostra um som descontraído, até foram comparados com o blink-182, coisa fácil de reparar no clipe de Old Man Samson. Na época dividiram palcos com banda como MxPx, Reel Big Fish, The Boucings Souls e Killah Priest do grupo de Hip Hop Wu-Tang Clan.
No ano seguinte, gravaram um EP chamado Punk Life, trazendo 6 músicas, três punk rock e três versões de alguns artistas de Rap como o rapper Lil Jon. A música Symbol of Hope traz participação de Jason Navarro do The Suicide Machines.

Durante o ano de 2007, começaram a trabalhar no seu segundo trabalho nos intervalos que tinham entre os shows, e também ajudaram Lil Jon no álbum, Crunk Rock. Mesmo ano que Nick foi preso no estado de Nova York acusado de assalto a mão armada, o que mostra que o espírito Gangsta Rapper que muitas vezes surgia nas letras, não era só fachada. Em seu lugar entrou C.J. Randolph, e pouco tempo depois se retirou da banda, sendo substituído por Will Frazier.

Heart of Hoodlums, lançado em Janeiro desse ano, foi gravado em meio a essa troca de integrantes. Produzido por Travis Huff, que já produziu Fall Out Boy também. O disco consegue é uma sintonia perfeita entre o estilo Punk Rock e Hip Hop, sendo em uma música só ou não, e mostra a banda mais seria que nos trabalhos anteriores. O melhor exemplo dessa harmonia é a música I Can't Think. O single Bombs Away chega até a lembrar bandas como Alexisonfire. Staying True para mim é a surpresa do disco, começando como uma baladinha de violão, e depois se transforma em um punk rock muito parecido com MxPx. Algumas músicas, como Ode 2 Father, lembram bastante coisas de Skate Punk.

O disco pode agradar os fãs de Hip Hop, do Punk Rock e pode servir de lição para muitos fãs de Nu Metal (eles ainda existem?). Quem quiser conferir o som da banda, é só entrar no MySpace deles.

2 comentários:

  1. fãs de nu metal ainda existem !

    ouvi o som, mas não faz mto meu tipo

    embora, rapcore me faça lembrar RATM.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto... Fiquei curioso pra ouvir a banda... Pena q a internet q tenho no momento não me permite fazer downloads. Mas vou dar um jeito de ouvir em breve.
    Abraço!!

    ResponderExcluir