domingo, agosto 16, 2009

#26 - VMB 2009

Hoje resolvi ser o critico chato, e a vitima são os indicados ao VMB 2009.
Um dos grandes prêmios da música brasileira, que para mim deixou a muito tempo de ser algo democrático, onde apenas as bandas que tem fã clubes enormes ganham. Contrariando o ditado popular, nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, afinal, ele não teria um gosto tão estranho. Um premiação que era voltada para os clipes e depois começou a premiar apenas os artistas e com categorias um tanto estranhas, como a Aposta MTV. Bom, já falei um pouco da minha opinião, vou tentar comentar as categorias e os meus favoritos, que sei que não vai ganhar, e os que já ganharam, por que com certeza algum produtor já deve ter comprado.

So...Let's Start the war.
Artista do Ano
Com certeza vai ser o último a ser anunciado. Categoria que conta vários artistas, alguns muitos bons, outros muitos ruins, mas populares. Meus favoritos são Nando Reis, Seu Jorge e Os Paralamas do Sucesso. Artistas antigos, com bastante experiencia, mas que merecem um prêmio (ou mais um prêmio) por sua obra, e não por serem bandas que são queridas pelo o público teen. Ou seja, já dei minha opinião quanto aos outros, como Pitty, Fresno, NxZero e Mallu Magalhães, já está na hora do pessoal adolescente e atrás e ouvirem coisas boas, mesmo que antigas. Ainda tem Marcelo D2 e Skank, esses se ganharem, serão muito bem merecidos.

Hit do Ano
Essa categoria não tenho muita opinião. Gostaria que, novamente, Seu Jorge ganhasse, mas tendo NxZero e Pitty disputando junto, fica mais facil de saber o vencedor. Infelizmente a música da roqueira bahiana virou hit da gurias que um dia já levaram um pé na bunda e querem se mostrar bem.

Revelação
Little Joy como revelação foi uma piada. Nada contra a banda, até vale a pena ouvir, mas pelos os artistas que fazem parte dela (um ex-Los Hermanos e um Strokes), não faz sentido concorrerem ao prêmio. Aposto no Copacabana Club, foi a única banda que me foi uma revelação para mim, ouvi algumas músicas e achei bem animadas. Porém, é óbvio que os Emo-Clubber do Cine vai ganhar. Mas também seria muito bem merecido se o Glória ganhasse, depois de tanto tempo de estrada.

Vocalista
Novamente, vocês vão achar que o lado fã está falando mais alto, mas acho que Seu Jorge era o único que merecia ganhar essa categoria. Acho todos os outro indicados com vozes que não tem nada demais, porém tenho certeza que será uma disputa entre o Lucas da Fresno e a Pitty.

Guitarrista
Essa foi a única categoria que pensei bastante na hora de votar. Cinco guitarristas que tem um bom nível e de diferentes estilos. Porém, apenas três eu gostaria que ganhasse. Temos Lúcio Maia do Nação Zumbi, que para mim é um dos melhores guitarristas da atualidade, é só ouvir o projeto Maquinado. Temos Gabriel Thomaz do Autoramas, que na verdade o considero mais como um excelente letrista. E por último temos Marcelo Gross da Cachorro Grande, que é um incrivel guitarrista Mod. Foi díficil escolher. Bom ainda tem o Martim da Pitty, mas ainda acho o Péu, hoje no Nove Mil Anjos, um guitarrista muito superior a ele e deveria concorrer. E tem também Sérgio Dias do Mutantes, mas só por ele ser muito egocentrico, acho que não vale votar nele.

Baixista
Aconteceu o mesmo com guitarristas, alto nível mas estilos diferentes. Conheço pouco o trabalho do Lelo do Skank e do Lauro do O Rappa. Dengue do Nação Zumbi é um excelente baixista, mas nada que chame atenção, o mesmo digo para os outros indicados, que são o Rodolfo da Cachorro Grande e Tavares da Fresno. Esse último é o que acho que vai ganhar por causa das fãs da banda.

Baterista
Outra disputa acirrada. Temos Duda da Pitty, que para mim é única coisa boa da banda bahiana. Curumim, que um artista bem diferenciado, pois ele é o baterista e vocalista da banda, aposto que muitos que votaram não sabem disso. Gabriel Azambuja da Cachorro Grande, que junto com o Marcelo Gross, fazem da banda um instrumental incrivel. Pupilo da Nação Zumbi, que é um batera excelente, afinal tem que disputar atenção com os tambores de maracatu. Jean Dolabella do Sepultura, que teve a missão dificil de substituir o Iggor Cavallera, e conseguiu a altura, e é nele que aposto para ganhar.

Filme/Documentário Musical
Infelizmente, não assisti nenhum filme dessa categoria. Porém apenas dois deles me interessaria em assistir. Seria Loki, que conta a história do Arnaldo Batista do Mutantes e imagino que seja genial, que ao contrário do seu irmão, parece ser um pessoa super gentil. E o outro é Coração Vagabundo, documentário sobre a vida do Caetano Veloso.

Melhor banda de Rock
Igual a categoria Artista do Ano, muita coisa boa e ruim. Gostaria muito que o Autoramas ou a Cachorro Grande levassem o prêmio para casa, pois são as únicas que são realmente uma banda de rock. Porém, ainda tem Pitty e Strike, que tem uma enorme legião de fãs, e o For Fun, que para mim podia ter dado lugar a outro concorrente.

Melhor banda de Rock Alternativo
Dessa categoria, que é tão alternativa, que conheço apenas duas bandas: Móveis Coloniais de Acaju e Pública. Uma é de Ska extremamente divertido e outra de um som monótono. As outras bandas, sei que são banda que a MTV tenta nos enfiar garganta a baixo, e que nunca da certo.

Melhor banda de Hardcore
Categoria nova e curiosa. Tenho certeza que o Dead Fish vai ganhar por ser a mais famosa que as outras concorrentes, mas não a melhor. Gostaria que o Garage Fuzz ou o Devotos ganhassem, por sua história e sua influência na cena HC brasileiro. Ainda tem Mukeka di Rato e Presto?, duas outras bandas bem conhecida da cena.

Melhor Artista/Banda Pop
Essa categoria poderia ser Pop Rock se não tivesse a Wanessa Camargo. Pois nela tem Jota Quest, Nando Reis e Skank representando os anos 90 e a Fresno representando os anos 2000. Torço pelo o Nando Reis, sabendo que a Fresno ganha.

Melhor banda Instrumental
Achei essa a melhor categoria. Não tenho ideia de que pode ganhar, são bandas muito boas. Eu Serei A Hiena tem um som simples mas muito bom de ouvir. Hurtmold é lindo de se ouvir. Macaco Bong e Retrofoguetes são guitarras absurdas. Não faço ideia de quem será o vencedor, mas todos merecem.

Melhor Artista/Banda Internacional
Poderia ser uma disputa do Rock contra o Pop. No canto do Rock tem Kings Of Leon, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e Green Day. Enquanto no canto do Pop temos Britney, Lady Gaga, Katy Perry, Beyonce, Lily Allen e Black Eyed Peas. Torço pelo o Green Day e pela Lily Allen, artistas que me identifico mais, porém ficaria feio o Franz Ferdinand vir ao Brasil, concorrer e não ganhar. Será que acerto?

Game do Ano
Já está na hora da MTV fazer um programa voltado para o mundo dos games. No próprio site da emissora, existem vários bloggers com pessoas muito competentes, poderia tirar um dos programas gringos ou até mesmo o Podsex e fazer um programa para os gamers.
Dos indicados, apenas três tenho certeza que podem ganhar algo. Rock Band The Beatles, The Sims 3 e Fallout 3. Braid e Little Big Planet, nunca vi nada na mídia especializada, então não tenho opinião. Estou torcendo pelo Rock Band The Beatles, pois é o que tem os graficos mais bonitos.

Teve algumas categorias que não comentei, pois não conhecia nenhuma das bandas ou por que achei que não tinha haver com o blogger e ia deixar o post longo, chato e cansativo de ler.
Quem quiser votar é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Eu não consigo mais ver essas premiações, deve ser meu ódio por essas bandas modinhas extremamente chatas. Estou totalmente por fora, você já escutou Medulla?, seria minha aposto se tivesse concorrendo, mas acho que não ''/. Bom, me parece que você odeia For Fun, até que eu gosto. beijos.

    ResponderExcluir
  2. achei o vmb muito chato esse ano , o vmb não tem amesma empolgação do vma o brasil não sabe produzir festas de premiação..

    ResponderExcluir