segunda-feira, julho 13, 2009

Rockers go to college


Hoje, Dia do Rock, resolvi colocar uma matéria diferente.
Muitos pais acham que os ídolos dos seus filhos não passam de músicos vagabundos que só sabem tocar guitarras barulhentas. Um grande engano, pois existem muitos músicos e principalmente roqueiros com excelentes formações acadêmicas.
Começamos por Brian May. Ao mesmo tempo em que era o guitarrista do Queen, se formou em Física. Em 2007, May se tornou Doutor em Astrofísica e têm o Universo como um hobby inclusive já recebeu prêmios, títulos por serviços prestados e publicou livros ligados ao assunto, um deles sobre o Big-bang, e há quem diga que o cara já tem até uma estrela com o seu próprio nome.
Outra grande figura do Rock que também já foi à faculdade é Mick Jagger. Antes de se jogar de vez no Rolling Stones, Jagger estudou Economia na London School of Economics, abandonou o curso, mas como todo mundo sabe, hoje é ele quem controla os negócios do de uma das bandas mais rentáveis do mundo.
Parece que a área de biológicas atrai o pessoal do Punk/Hardcore. Milo Aukerman, vocalista do Descendents, deixou a banda de lado, foi para a faculdade e se tornou Doutor em Bioquímica, por esse motivo o primeiro disco do quarteto de Pop Punk se chama “Milo Goes to College”, o que explica também os hiatos da banda, pois, Aukerman se divide entre a banda e sua vida acadêmica.
Dexter Holland, vocalista e guitarrista do The Offspring, depois de ser o melhor aluno do colegial, formou-se em biologia e tem mestrado em biologia molecular. Com o sucesso do disco Smash, ficou difícil dividir o tempo entre os palcos e os laboratórios. O refrão de “Come Out And Play” (“You gotta keep 'em separated”) surgiu de tanto que Dexter ouviu do seu orientador que tinha que manter as moléculas separadas.
Além de escrever e ser a voz das letras politizadas do Bad Religion, Greg Graffin formado em Antropologia e Geologia e tem doutorado em Zoologia. E quando não está em tour com a banda, leciona Ciência da Vida na UCLA.
Não podemos esquecer é claro de Rivers Cuomo, vocalista e guitarrista do Weezer, foi outro que deixou a banda de lado por uns tempos para se dedicar aos estudos e foi para Havard estudar letras, o que fez o cara ficar com mais fama de nerd.
Em Terra Tupiniquins, também temos muitos roqueiros com formações acadêmicas.
Outro que se divide entre os livros e os palcos é Mao, vocalista da banda Garotos Podres. Doutor em História, teve sua tese de doutorado lançada em livro, “A Revolução Cubana e a Questão Nacional”. O cantor ainda é professor de História na Universidade Guarulhos (UNG) e também em cursinhos e escolas públicas.
Se uma dia resolvesse largar os vocais do Pato Fu, Fernanda Takai já teria uma outra profissão. Em 1993, a cantora se formou em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas (UFMG). Mas com a sua carreira solo, dificilmente a area de comunicação será uma outra atividade.
Enquanto cursava Jornalismo na Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) do Rio de Janeiro, Marcelo Camelo começou a ter os seus primeiros contatos com o palco, formando algumas bandas antes de estourar com o Los Hermanos e virar o ícone dos jovens intelectuais brasileiros.
Antes de se tornar um dos nomes mais conhecidos do Metal nacional. Em 1994, Edu Falaschi teve que deixar sua primeira banda, Mitrium, para se dedicar a faculdade de Propaganda & Marketing, mas 4 anos depois voltou a música com a banda Venus e ficando mais conhecido ainda quando assumiu os vocais do Angra.
Outra que deixiu a banda para se dedicar aos estudo foi Ira Trevisan, ex-baixista do Cansei de Ser Sexy. Formada em Moda, chegando a trabalhar com Alexandre Herchcovitch antes do sexteto se tornar hype e internacional. Em 2008, resolveu deixar o CSS para fazer uma pós-graduação em Moda na França.
Bom, isso explica que existe muitos roqueiros que se dedicaram aos livrros além dos seus instrumentos, e também serve para muitos pensarem duas vezes antes de falar que todo musico é desocupado e preguiçoso.

Fontes: Wikipédia. Super Interessante Julho de 2008, Edição 254.

Um comentário:

  1. Tem sempre excessões, tem caras que deixaram a escola e fizeram história na música. E tem gente que não tem só a música como paixão. Super válido! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir