terça-feira, julho 21, 2009

Cowboy Samurai

Sempre fui muito fã de Animes e Mangás, mas confesso que acho anime songs um tanto chato demais. Primeiro por ser em japonês, e eu não entendo nada, e segundo por estar misturando o japonês e o inglês, o que não acho muito legal. Porém, existem dois animes, que pessoalmente, gosto muito, que acho as trilhas sonora excelentes. Cowboy Bebop e Samurai Champlo. Ambos do mesmo diretor, Shinichiro Watanabe, que também dirigiu duas animações do Animatrix (Kid's Story e A Detective Story)

Então hoje vou falar de Animes e suas trilhas sonoras.
Cowboy Bebop se passa em 2071, conta a história de caçadores de recompensa Spike Spigel e Jet Black abordo da nave Bebop. O anime, perto de muitos outros, é curto, com 26 episódios. Dentro do seu enredo, sempre abusando da Cultura Pop, a trilha sonora surpreende com uma enorme dose de Jazz e Blues dos anos 40. Sua abertura lembra bastante antigos seriados de ação americano, a música (Tank) foi composta por Yoko Kanno, conhecida no Japão por fazer músicas para outras series, filmes e também é líder e tecladista da banda The Seatbelts.
A influencia musical não fica apenas na trilha sonora como nos nomes dos episódios, como Stray Dog Strut, trocadilho com a música Stray Cat Strut do Stray Cats; Honkey Tonk Woman e Wild Horses, músicas do Rolling Stones; esses são alguns dos exemplos. E teve até uma homenagem a nós, brasileiros, como em Mushroom Samba. Além dos personagens Antônio, Carlos e Jobim; três senhores que sempre aparecem entre aparecem nos episódios jogando baralho, uma clara referencia ao grande músico Tom Jobim.
O desenrolar da história é bem devagar, com bastante episódios um tanto fúteis ou monotonos com enumeros flash backs, mas o anime fez tanto sucesso que haverá uma adaptação para o cinema, prevista para 2011, com Keanu Reeves como Spike Spigel.


Samurai Champloo, a mistura de elementos de Cultura Pop é o fator que mais faz diferença a história. Os 26 episódios contando a história de Fuu, a garota que está atrás do Samurai com cheiro de girassóis e seus dois "guardas", o vagabundo Mungen e o Rônin Jin no período do Japão Feudal. Uma historia normal até inserirem elementos como Hip Hop e Grafite.
Isso fica bem claro na abertura, a música foi feita por Nujabes, um famoso produtor e Dj de Hip Hop japonês, e logo depois no estilo de luta de Mugen, que lembra bastante os passes de Break Dance e até mesmo a nossa Capoeira. Em um dos episódios, existe um samurai que fica fazendo Human Beat Box, e várias vezes em cenas de luta, sempre acaba rolando um Hip Hop como trilha sonora. Trilha que ficou tão boa que no Japão tiveram várias coletaneas, pois abriu as portas paras muitos rappers de olho puxado mostrar os seus trabalho.
Porém, ao contrário do Cowboy Bebop, os personagens são mais cativantes, os episódios são engraçados e prendem bastante quem estiver assistindo. Infelizmente, não existe nenhuma previsão de filmes, nem mesmo em animação.

Bom, é isso.
Não são animes impossíveis de achar. Na maioria dos sites "especializados" tem baixar ou se você ir em algumas lojas que vendem DVDs, sempre achará.

See You In The Space Cowboy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário