sexta-feira, julho 03, 2009

Hey, Ho, Let's Go...


Muito tempo sem postar, estava sem ideia, então, resolvi contar a minha historia com o Ramones. Isso pode soar meio clichê e não ter nada haver com o blogger, porém quis escrever relatos da minha vida com a trilha sonora da banda.

Lembro-me de quando era bem pivete, meus tios ouvirem a banda, acho que a primeira música que consigo lembrar com clareza é Surfin Bird, com um cara com uma voz estranha que eu achava muito engraçada, e eu apenas com os meus 4 anos talvez.

Dois anos depois, a banda veio a terminar, e eu ainda estava no primário e nem conhecia o Rock.

O tempo passou, eu com 11 anos e na 5ª serie, um dia resolvi bolar aula levando um radio de pilha e rodar boa parte de Santos. Infelizmente, o dia foi legal para mim, mas não para os fãs de Ramones. Era 15 de Abril de 2001, e Joey Ramone havia morrido de linfoma. Ouvi bastantes músicas do quarteto Punk de Nova York. Lembro que as músicas apenas combinaram com o meu dia, mas não podia imaginar o quanto aquele cara alto e estranho ia ser importante para minha formação musical.

No ano seguinte, minha mãe convidou um amigo dela para me ensinar Inglês. Após alguns meses de aula, ele levou um disco para nós escutarmos durante a aula, Greatest Hits Live. Foi quando definitivamente o Ramones entrou para a minha vida. Um dos exercícios daquele dia foi cantar Pet Sematary e Spider-Man, para ver o quão rápido estava minha pronuncia. Enfim, aprendi inglês, traduzindo letras do Dee Dee, e por “culpa” dele, ainda hoje, mesmo após várias aulas, sempre falo e escrevo “I wanna...” invés do correto e polido “I Want...”. Infelizmente, em 5 de Junho daquele ano, Dee Dee morre por overdose.

Aposto que de tanto eu falar para o meu tio, nos meses seguintes, para arranjar qualquer coisa, até fita K7 servia, da banda para eu ouvir, ele me deu uma coletânea da banda, e assim sosseguei um pouco. Alguns meses depois, convenci minha mãe a comprar o Loco Live, várias camisas da banda, algumas delas estão até cinzas de tanto que eu uso, e já me renderam boas histórias. Mais alguns meses e juntei um dinheiro e consegui comprar também os últimos discos da banda quando houve uma promoção de CDs pela metade do preço no Extra.

Quando o Johhny morreu, 15 de Setembro de 2004, lembro que fui arrasado para a escola, com a camisa deles debaixo do uniforme. Um funkeiro idiota que eu detestava virou com um sorriso enorme e disse: Pó, ta sabendo que o guitarrista do Ramones morreu?

Devo ter me sentido igual aos fãs do Beatles quando John Lennon falou que o sonho tinha acabado. Era um ídolo a menos na minha lista dos que um dia queria conhecer.

Meu gosto por leitura e a curiosidade de saber como era o inicio da cena Punk, fui ler Mate-Me, Por Favor, e algumas semanas depois fui novamente à Martins Fontes e comprei o Coração Envenenado – A Minha Vida com os Ramones, a autobiografia do Dee Dee, e não esqueço a frase:

Enquanto existir um garoto revolta com uma guitarra, sempre existirá Punk Rock.

Nem precisa dizer da onde veio minha enorme vontade de ter banda.

Comecei a trabalhar, e comprei muitos CDs e DVDs, um dia resolvi comprar o Ramones Mania, e enquanto voltava para casa, percebi que no encarte tinha o autografo do CJ, ninguém no ônibus deve ter entendido a gargalhada que dei.

Quando ganhei meu baixo, a coisa que mais fiz foi aprender músicas do Ramones, era meu passatempo preferido junto com ouvir Descendents no verão de 2006/2007. Até hoje, fico feliz quando aprendo alguma música deles.

Ramones me ensinou bastante coisa, aprendi muito com eles, não só no conceito de música, mas as letras do Dee Dee foram muito importantes para mim, até hoje sempre tenho surpresas com elas. Ás vezes elas aparecem no momento, falando o que eu deveria fazer. Sem dúvida, uma das bandas que mais ouvi na minha vida, sempre me coloca para cima naqueles momentos mais tristes, ou me faz lembrar pessoas e passagens da minha vida.

Talvez se não fossem eles, muitas bandas que eu gosto de ouvir hoje em dia também não existiriam.

Tenho muito a agradecer ao Joey, Johnny, Dee Dee, Tommy, Marky, Richie e CJ, por mudarem minha vida.

Enfim, obrigado.

Gabba Gabba Hey... Adios Amigos!

Foto por Bob Gruen

Nenhum comentário:

Postar um comentário