quinta-feira, julho 16, 2009

Sun Tzu e Saint Seiya


Algumas semanas atrás, o Dance Of Days disponibilizou um novo single, chamado Corona Australis, com uma letra com várias referencias mitológicas, chegando a Sun Tzu e até Seiya do Cavaleiro dos Zodíacos, me fez lembrar muita uma fase que admiro muito da banda, do disco A Valsa das Águas-Vivas.
Lançado em 2004, o disco teve várias participações bem interessantes, como o Badaui do CPM22, Henrike do Porcos Cegos e, principalmente, a Fernanda Takai do Pato Fu, cantando Adeus Sofia, um dos hits da banda. Porém, o que mais me chamou atenção foi as letras, feitas de formas extremamente pessoais pelo o Nenê Altro, bem conhecido no Hardcore nacional, amado por muitos, odiado por muitos também.
Mesmo sendo um diário aberto da vida do vocalista e letrista, em A Valsa das Águas-vivas faz aquele ouvinte mais curioso procurar saber quem foi Dorian, Laocoonte, Narciso e qualquer outro nome que seja citado. Percebe-se que não foram apenas palavras jogadas que para que rimassem bem, eles criam um sentido maior a letra. São poesias que acabam servindo como uma aula de história.
Isso é uma coisa bem rara em letras de muitas bandas. Letras que fazem o fã ir atrás do motivo daquela citação e assim adquirir um conhecimento que pode ser acrescentado no seu dia-a-dia, através da sua banda favorita. É algo muito interessante e agradável.
Foi por essa curiosidade que eu li "O Apanhador no Campo de Centeio", já que gostaria de saber quem era o tal de Holden Caulfield, que é nome música do Dance Of Days e citado pelo o Green Day em Who Wrote Holden Caulfield? É por esse motivo que gostaria de ler "Espere a Primavera, Bandini", livro que inspirou o nome do disco do Dissonicos (Espere por mim, Bandini). Entrar no Wikipédia para saber o que era Doppelgänger, que dá nome a um dos instrumentais do Eu serei a Hiena.
Ou seja, ninguém pode dizer que que ouvir Rock não traz conhecimento, pelo contrário, pode trazer bastante conteúdo gigantesco. Sempre haverá algo a se aprender com aquela música da sua banda preferida.

Um comentário:

  1. não curto DoD, mas só por fazer referência aos cavaleiros do zodíaco, meu anime favorito, já tem o meu respeito.

    belo blog! abraço

    ResponderExcluir