sábado, julho 17, 2010

#61 - Nem todo filme de herois são iguais...

Este ano o cinema recebeu um filme que foge ao padrão comum de filmes inspirados em quadrinhos, mas felizmente Hollywood não se contentou com um só filme e lançou outro, para alcançar diferentes tipos de público. 
Primeiro começou com Kick-Ass, inspirado nos HQs violentos de Mark Millar e John Romita Jr. E em Outubro, chega aos cinemas brasileiros Scott Pilgrim contra o Mundo, inspirado nas historias de Bryan Lee O’Malley.

Bom, e daí? Ultimamente, existem tanto filmes inspirados em HQs. Watchmen, os filmes blockbuster da Marvel e os excelentes Batman. A diferença entre os grandes filmes de super heróis para Scott Pilgrim e Kick-ass, é que eles tentam fugir dos clichês dos blockbusters, usando diversas referências do mundo das histórias em quadrinhos, vídeo games e música, ficando mais perto do público Nerd em geral.

Para quem ainda não viu, ou não sabe da história de Kick-Ass, é muito simples de explicar. Quem nunca pensou em se vestir como um super heroi e sair na rua combatendo o crime? Bem, Dave Lizewski teve essa ideia e colocou em pratica, mesmo não tendo nenhum super poder ou um cinturão cheio de utilidades.
Nas revistas, a história se torna mais violenta e tem alguns rumos diferentes do filme, mas as adaptações foram boas, talvez para dar mais sentido aos eventos. 

Nas telonas, faltou explorar ainda mais a vida do Big Dad e Hit Girl, outros personagens que encarnam a vida de herois, sem poderes. Alias, em ambas as mídias, a Hit Girl rouba a cena, afinal, não é todo dia que você vê uma garota de onze anos dando surra em um monte de marmanjo, sem dó nem piedade.

 As referências sobre herois e o mundo Nerd são imensas, como a comparação da vida de Dave com Peter Parker ou Clark Kent. Dave costuma encontrar seus amigos em cyber cafés ou loja de quadrinhos, além de acompanhar Lost e Heroes, usa o MySpace para receber pedidos de ajuda para o Kick-Ass, e estas coisas aproximam que está lendo, ou assistindo, pois não é um mundo tão distante da nossa realidade.


Scott Pilgrim Contra o Mundo tem uma história um pouco mais absurda, e as referências circulam mais para o mundo dos games que dos HQs como o Kick-Ass. Imagine encontrar a garota (ou garoto) da sua vida, se apaixonar, mas para poderem viver tranquilamente, ter que enfrentar todos os ex-namorados do mal da sua amada. Este é o desafio de Scott para poder manter seu romance com Ramona Flowers.
Enquanto o HQ, a primeira impressão é que os desenhos são bem simples, o pouco que foi apresentado nos trailers, mostra o visual bastante fiel as revistas, que vai ter a última edição para ser lançada esta semana.

Um dos exemplos da fidelidade, é quando, no trailer, mostra Pilgrim saindo na mão com um dos ex-namorados e a contagem de hits, assim como acontece em jogos de lutas, uma das referências gamisticas. Depois, nos HQs, é possível ver Scott jogando vídeo-game boa parte de sua vida de desempregado, e algumas vezes se referindo a Sonic, Mario e Donkey Kong, muitas vezes servindo de inspirações para diálogos e piadas.

Já as referencias músicas estão bem presentes, como Pilgrim com uma camiseta do Smashing Pumpkins, alguns nomes de bandas que aparecem na história: Crash and The Boys, que lembra The Clash e The Boys, duas bandas punks britânicas. Uma curiosidade em relação a influência musical é que, para o filme, o cantor Beck criou algumas musicas para trazer para a realidade as bandas fictícias da história.
Pena que o filme só vai estrear por aqui, dois meses depois do lançamento oficial na gringa, que será no mês que vem. Por enquanto, vale a pena investir um pouco a mais e ir lendo o HQ lançado no Brasil pela Quadrinhos da Cia.

Seria estranho não comparar as duas histórias, no meu ponto de vista: Kick-Ass é aquele filme que você deve se juntar com todos aqueles amigos que jogam Magic ou qualquer outro RPG e desfrutar de um pouco de violência e depois comentar o filme, do mesmo jeito que Dave faria com os seus amigos.
Scott Pilgrim Contra o Mundo, com certeza será um filme que você poderá levar sua namorada, pois é quase uma comédia romântica com ação, mas possui vários elementos humorísticos nerds, que vão agradar a todos, mesmo sem muito conhecimento deste mundo.

Para encerrar, os dois quadrinhos, e aposto que os dois filmes, são excelentes para quem não está com paciência ver Homem de Ferro, Batman, Homem Aranha, entre outros herois consagrados. Sempre é bom conhecer novos herois que estão muito próximos aos nossos mundos, que gostam das mesmas coisas que nos gostamos de ouvir, jogar ou ler.

Um comentário:

  1. Kick ass e scott pilgrin são dois filmes super bem adaptados,pena é que renderam super pouco de bilheteria e não fizeram muito sucesso... enquanto outros filmes super escrotos fazem grande sucesso e rendem rios e rios de dinheiro...

    ResponderExcluir