domingo, julho 04, 2010

#60 - Sublime...With Rome?

Nos últimos dias surgiu a noticia da vinda do Sublime para o Brasil através do Festival Start With U, aquele festival que era para ser o Woodstocke mudou de nome, mas mantendo a mesma intenção, música e cultura. Enfim, vocês devem estar informados dele. Fique assustado com a quantidade de gente que ficou feliz e ansiosa para ir assistir Sublime, ou melhor Sublime With Rome. Porém, a pessoa que vos escreve, não se empolgou tanto com apresentação

Vou contar um pouco da hístoria da banda que fez um enorme sucesso no meio dos anos 90, participando de diversos festivais de skate, surf e até mesmo a famosa Vans Warped Tour, tocando um som que misturava Reggae, Ska, Punk Rock, Hip Hop, Surf Music e o que melhor poderiam extrair de diversos estilos. O sucesso da banda era tão grande que para gravar o último disco, auto enitulado, a banda demorou anos para poder entrar em um estúdio por causa da agenda sempre lotada. 

Infelizmente, em Maio de 1996, duas semanas antes do disco ser lançado, Bradley Nowell (foto); vocalista, guitarrista, principal compositor da banda; foi encontrado morto em um hotel em São Francisco. Causa da morte: overdose de heroína. Nowell não pode ver o sucesso que o disco fez ao ser lançado, recheado de músicas que com certeza, muitos que estão lendo devem ter ouvido uma vez na vida, como What I Got e Santeria.


Após a morte de Nowell, os membros remanescentes, o baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh, resolveram que não iriam continuar a tocar com o nome Sublime. Montaram o Long Beach Dub Allstars, lançando dois ótimos discos com diversas participações como H.R. do Bad Brains e Fletcher Dragge do Pennywise.

No começo de 2009, os fãs de Sublime tiveram uma surpresa. Após alguns shows de “reunião”, voltando a usar o nome original da banda, e algumas semanas depois, Gaugh anunciou o novo vocalista e guitarrista, Rome Ramirez (foto), de 20 anos, o mesmo tempo de existência do trio.
Até então, ainda desconhecido, como algumas pessoas falaram, o gordinho e tímido Ramirez se apresentou com a banda no Festival Smockout, organizado pelo os membros da banda Cypress Hill. É possível encontrar pela Internet vídeos e até um bootleg deste show.
Dias antes da apresentação no festival, a família de Nowell recorreu a justiça, pois o nome Sublime foi registrado como marca do falecido vocalista e guitarrista da banda, a partir de então, o trio foi obrigado a se apresentar como Sublime with Rome.

História contada, agora vamos a minha opinião.
Como fã do Sublime, fiz questão de ouvir o bootleg que circulava pela Internet. Não irei mentir que foi assustador ouvir a voz de Ramirez que se assemelha bastante à voz de Nowell, além de tocar bem, tem um certo carisma com os antigos fãs. Algumas pessoas que não conhecem bem a banda podem até se confundir. Só faltava o rapaz ter um dalmata considerado membro da banda, igual o famoso Lou Dog (foto), cachorro de Nowell. Até ai, sem problemas.

Agora vamos aos poréns.
Sempre é legal ver bandas voltando, fazendo reuniões. Mas, fica bem difícil de engolir quando um dos membros da banda já faleceu. Ainda mais difícil quando a imagem da banda assemelha-se a pessoa que não está entre nós. Por exemplo, caso o Nirvana resolvesse voltar a tocar e colocassem um outro cara no lugar do Kurt Cobain. 
Algumas bandas até deram certo, como foi o caso do Queen com Paul Rodgers, que não agradou a todos, mas teve um grau de sucesso, mesmo com Brian May falando que não era uma substituição por Freddy Mercury.

Confesso que tenho uma grande curiosidade de ver as apresentações com o Rome Ramirez, porém eu não conseguiria deixar de fazer comparações com Nowell, mesmo não tendo a oportunidade de ter visto a banda com a formação original. Para mim, ainda ficará a sensação de que houve uma substituição, que são apenas dois terços da banda original e um convidado com uma voz parecida com o original. Uma espécie de uma banda cover para fazer homenagem a antiga banda.

Reforçando, gostaria sim de assistir o show do Sublime With Rome, porém, não em um grande festival como será o Start Wih U, cujo tempo das bandas são reduzidos, deixando-os muito limitados, além de não ter atrações que me chamem atenção suficiente para ir até Itu. Mas isso é tema para um outro post.

2 comentários:

  1. Ontem assiti ao SWU pela tv e confesso,eu confundi as vozes,nossa como a voz do Rome Ramirez se assemelha mesmo com a voz do saudoso Bradley Nowell!...me remeteu a uma nostalgia =x

    Faço parte da mesma opinião que você.

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade a primeira vez que ouvi Sublime with rome foi no dia 17/10/2010,no dia em que a globo estava apresentando os melhores momentos de algumas bandas.A primeira banda a passar foi Sublime com a musica Santeria.Assim que ouvi liguei o pc e baixei a música.No dia seguinte(no dia deste comentário)busquei mais informações sobre a banda e gostei do estilo principalmente pela mistura de ritmos que me identifico muito.Vi alguns comentários em videos do youtube de pessoas que criticam porque a banda não tem a mesma "cara" depois que Bradley faleceu.Eu não achei isso,más acho que é pelo fato que de comecei a ouvi a música dos caras agora.Más é como o amigo que fez esse poste disse,eu também curto muito Nirvana,e se a banda voltasse realmente não teria a mesma "cara"sem Kurt.Gostei muito da banda já aprendi a tocar santeria :) vlw""glr

    ResponderExcluir