quarta-feira, fevereiro 17, 2010

#54 - 2010? Ano Jimi Hendrix?

E ai pessoal? Como foram de Carnaval?
Agora sim, o ano começa.
Se 2009 foi o ano da "volta" dos Beatles, parece que 2010 será o ano da "volta" de Jimi Hendrix. Ano passado, o quarteto de Liverpool teve sua discografia relançada remasterizada pela Apple, além de ser homenageado no belo e excelente Rock Band Beatles, e com certeza deve ter tido várias outras homenagens que não vou lembrar. Agora parece que Jimi Hendrix vai ser o artista clássico do rock a ser homenageado este ano, 40 anos depois da sua morte.

No começo deste ano foi lançado o DVD Feed-Back, um documentário feito pelo o direto Mike Parkinson com depoimentos de pessoas próximas a Hendrix, buscando entender a personalidade do histórico guitarrista. O documentário traz imagens de shows da época do Jimi Hendrix Experience, sem duvida o power trio mais entrosado que já existiu no mundo do rock. Junto ao DVD, vem um CD bônus com 15 músicas, como algumas gravações do inicio da carreira deste ícone que morreu aos 27 anos, e outras músicas ao vivo com o trio na ativa nos seus anos de glória.

Em março será lançado Valleys Of Neptune, disco com 12 músicas,  compostas de algumas versões para velhos clássicos, como Fire e Stone Free, e algumas gravações até o momento inéditas, a música que título do disco, Valleys Of Neptune, e uma versão em estúdio para Sunshine Of Your Love do Cream, banda de Eric Clapton e influencia Hendrix. O disco será lançado em vinil com 5 mil copias numeradas.

No mesmo mês,os fãs de Hendrix terão que tirar o escorpião do bolso e gastar mais um pouco, pois será lançado também um Box com CD e DVD com as versões especiais dos quatro discos clássicos do músico: Are You Experienced, Axis: Bold As Love, Electric Ladyland e First Rays Of The New Rising Sun. Também serão lançados em vinil com 5 mil copias numeradas. Sem dúvida, um grande presente para os fãs. Confessar, que até eu fiquei interessado em ter esse clássicos, pois nos DVDs terão mini documentários e Making Of de cada disco.

Mas a surpresa maior, foi o que eu li na Internet hoje. Janie Hendrix, irmã do músico, comentou que possivelmente será lançado uma versão Rock Band inspirada na obra de Hendrix. Segunda ela, faz parte de um plano da Sony para fazer uma homenagem ao roqueiro usando a maior quantidade possível de mídias. Porém a MTV Games e a Harmonix, responsáveis pela serie de videogame não comentaram nada a respeito. Mas vamos esperar que isso se torne real, pois Jimi Hendrix merece ter um jogo da serie como uma forma de agradecimento a tudo que o músico fez para o Rock'n'roll mundial.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

#53 - This Addiction - Alkaline Trio

Após quase dois anos desde o seu último disco, Agony & Irony, o Alkaline Trio volta, e volta para a suas origens em This Addiction, lançado pelo o próprio selo da banda, o Heart & Skull, em parceria com a Epitaph Records. Esta volta para independência e as origens estão bem perceptíveis durante o disco inteiro, onde o trio parece bem à vontade executando as 11 músicas.

This Addiction, o sétimo disco da banda, está muito menos carregado que os últimos discos da banda, mesmo tendo em suas letras os temas tradicionais da banda, como vício em drogas, mortes e amores. A atmosfera mais leve deve ser por que, segundo o vocalista Matt Skiba, traz traços pessoais dos membros da banda.

A música This Addiction traz uma comparação do vício em drogas com o amor, enquanto Dine, Dine My Darling brinca com o nome da música do Misfits (Die, Die My Darling) e traz uma das melhores musicas do disco, principalmente pelo o instrumental. O baixista Dan Andriano, mais uma vez surpreende com as melhores letras, equilibrando como os “lamentos” de Skiba.
Lead Poisonin e Eating Me Alive são as músicas diferentes do disco, enquanto a primeira tem um solo de trompete, a segunda traz um teclado bem suave e um back vocal bem Power Pop. Dorothy, também merece ser lembrada, traz uma bateria incrivelmente cheia de variações, ponto alto da criatividade do baterista Derek Grant, além da letra inspirada no filme Veludo Azul de cultuado diretor David Lynch.
The American Scream apesar da letra com tema pesado, o suicídio de um soldado americano que voltou do Afeganistão e descobriu que sua mulher havia falecido, o instrumental acaba deixando a música mais leve.
Draculina é a única que pode lembrar alguma coisa dos últimos discos pelo o ar meio soturno. O disco se encerra com a bela balada Fine, cantada por Andriano, e mais uma vez Grant mostrando seu talento.

Enfim, This Addiction mostra o Alkaline Trio mais solto. E para firmar a volta às origens, o disco foi gravado no Atlas Studio, em Chicago, cidade natal da banda, o mesmo estúdio onde o trio gravou seus primeiros trabalhos, Goddamnit (1998) e Maybe I’ll Catch Fire (2000), a banda também chamou o produtor Matt Allison, que já havia trabalhado com a banda no excelente From Here to Infirmary (2001).