quarta-feira, janeiro 21, 2009

Novoselic não sabe tocar musica do Nirvana...

...Pelo menos no Rock Band.
Noticia curiosa que vi no Omelete na Segunda-Feira (19.01), Que não resisti em postar aqui:

Baixista do Nirvana diz como foi sua primeira vez jogando Rock Band

Krist Novoselic perdeu para um garotinho que o assistia
Por Érico Borgo

Krist Novoselic, baixista do Nirvana, escreveu em sua coluna no jornal Seattle Weekly como foi seu encontro com o game Rock Band 2.
O músico nunca tinha jogado o game até que entrou em uma loja que tinha o título em demonstração - e resolveu arriscar. "Eu sabia que o jogo existia porque há músicas do Nirvana nele. Então, resolvi tentar. Entrei no menu e achei a música 'In Bloom'. Peguei a guitarrinha plástica e comecei a jogar. Eu, claro, conheço bem a linha de baixo da música - mas simplesmente não consegui dominar esse novo jeito de tocá-la. O jogo me lembrou Space Invaders e fiquei tentando acertar as notas que caíam feito discos voadores, mas sem sucesso".
"Enquanto isso, um menino estava me olhando", continuou. "Fiquei com vergonha e entreguei o controle a ele. E o moleque seguiu com a música - e mandou muito bem! Ele não tinha idéia de que estava emulando justamente o cara que criou aquela música - e eu não contei. Apesar da minha experiência como jogador, estou adorando a novidade. Ao invés das pessoas baixarem música, voltaram a comprá-las! HA!", comemorou o baixista.


*Agora fico imaginando como seria isso.
Estou entrando na loja para comprar um jogo qualquer, e vejo Krist Novoselic, tentando tocar no Rock Band e erra todas as notas, vou pego o controle e faço melhor que o cara que criou aquela musica, principalmente, sendo um membro do Nirvana, banda que me influenciou muito. Sorte do guri que teve essa oportunidade.
Ainda não tive oportunidade de jogar Rock Band, mas ultimamente, tenho jogado bastante Guitar Hero 3 com a minha namorada, jogando no modo cooperativo, aquele que você monta a banda com o amigo e vai jogando. Ainda vou fazer uma pesquisa, que provará que mulheres jogam melhor GH, mas não é nesse assunto que vim falar do jogo. Vendo MTV esses dias e depois, novamente, olhando no Omelete, vi que o terceiro jogo da serie GH, é o primeiro jogo a quebrar a marca de 1 bilhão de dólares. Para mim que já quis trabalhar com jogos de videogame, é uma noticia bem legal, e assim como o Novoselic disse no final da reportagem, as pessoas estão comprando musicas novamente, de uma outra forma, é claro. Outro dado interessante, é que existem mais de 141 mil musicas para download para quem joga o a versão World Tour do GH. É muita musica para você ficar jogando, jogando e jogando tentanto fazer 100% de notas, fazer aquela "jam" com os seus amigos num sábado a tarde em casa naquele aquecimento para ir a algum show.
Vejo que hoje em dia, Games está se tornando uma midia que está juntando todas as outras midias que estão a seculos dentro da nossa cultura. Quantos jogos baseados em filmes você já jogou ou quis jogar? Quantos jogos você gostaria que virasse filmes? Quantas bandas você já conheceu por causa dos Tony Hawk's ou qualquer outro jogo que explore a trilha sonora com bandas?
E essas são perguntas que muitas pessoas podem responder com bastante facilidade.

Vou tentar atualizar o blogger uma vez na semana, e vai ser nesse formato, uma noticia e uma reflexão no final disso tudo, vou procurar comentar sobre trilha de jogos e posta-lás também. Não espero muito sucesso, só quero expor minhas ideias, e falar o que acho sobre essas duas coisas que me fascinam bastante, musica e videogame. Mas espero que gostem dessa ideias que resolvi criar. Ah! Prometo tentar sair do cliche do Guitar Hero, ok?

Postado ao som de: Álbum Harmony and Dissidence - Jackson United

terça-feira, janeiro 13, 2009

Welcome Gamer and Rockers

Olá! Sejam bem-vindo ao Game'n'Roll.
Criei esse blogger para escrever sobre os dois hobbies que mais gosto, Musica (Rock) e Videogame, e escreverei textos que juntaram essas duas coisas que me impressionam muito. Espero que gostem dos textos que irei escrever aqui, postarei trilhas sonoras e comentarei, colocarei noticias que juntem os dois assuntos, e que comentem, deêm suas opiniões, a intenção é juntar os Gamers e os Rockeiros, coisa, que ao meu ver, não ficam muito distante.
E para começar, nada mais cliche do que escrever sobre o jogo mais Rock'n'roll que já surgiu nos ultimos anos, o Guitar Hero.
Algumas semanas atrás estava lendo a Coluna Meu Querido Editorial do Wladimir Cruz lá na Zona Punk e vi que irá ter o Guitar Hero Metallica, onde o trailer você pode ver aqui.
Acho que como a maioria que viu essa noticia e que é fã de Metallica adorou, eu mesmo já gostaria de começar a fazer um abaixo-assinado para que o personagem secreto seja nada mais, nada menos que o Cliff Burton, falecido e lendário baixista do Metallica, que influenciou muita gente.
Enfim, mas também comecei a lembrar de historias e fatos que me deixaram com a pulga atrás da orelha quanto a esse jogo.
Muitos devem lembrar do Napster, o primeiro programa para compartilhar arquivos no começo dos anos 2000, em que o Metallica, principalmente, Lars Ulrich, foi totalmente contra esse programa, porque o programa compartilhava musica com quem fizesse o download da musica, mas os artistas não ganhariam nada de direitos autorais. Ou seja, todos ouviam as musicas e o artista não ganhava nada. Hoje em dia, quase 10 anos depois, nada mudou, e pelo jeito é uma tendencia, ou você que é fã de Metallica esperou e comprou o Death Magnetic? E nem baixou a The Day That Never Comes logo que começou a circular pela Internet e ficou esperando o disco?
Algum tempo atrás, o Metallica criou o site LiveMetallica.com, onde os fãs poderiam baixar shows exclusivos, de todas as épocas da banda. No começo, tudo muito bom, tudo muito bem, até que eles começaram a cobrar para baixar essas musicas. Tá certo, quem é muito fã deve até pagar para baixar essas musicas, mas lembramos que estamos no Brasil (Real) e os caras são dos Estados Unidos (Dolar), pense em quanto sai cada download? O Smashing Pumpkins, fez algo quase idênticos, (shows raros e antigos, junto com os novos), e não cobrava nada por isso. Alias me arrependo de não ter baixado esses shows com a formação clássica de Billy Corgan e sua trupe, agora o site deles se renovou e os shows se foram, mas eram de graça. Era musica, não um serviço, e ela deve chegar ao ouvido de todos, sem cobrar nada. Essa é minha opinião.
No final do ano passado, lendo sobre duas coisas que gosto muito, musica e videogame, vi uma matéria sobre o Aerosmith, que até ouvi os caras comentando depois numa loja de CDs que fui, a banda colocando seu nome junto com o jogo Guitar Hero, faturou muito mais que com qualquer um dos 14 discos da banda do Steve Tyler.
Isso é um tanto tentador. Agora imagine uma banda como Metallica, que tem fã xiitas por ai, foram os fãs admiradores, fora os Nerds que gostam de videogame, fora as misturas entre esses três públicos que citei, o quanto pode faturar?
Seria uma forma de conquistar novos fãs? Ou seria uma forma Lars Ulrich ganhar uns trocados para comprar novos quadros?
Pensem nisso.

Ps: Antes que me crucifiquem, eu sou fã de Metallica, até hoje procuro um Garage Inc (disco que mudou minha vida) ou um Black Album para comprar e ter entre meus vários CDs físicos, porque baixo musica, mas ainda continuo a comprar CDs, só não compro vinis porque não teria onde ouvir.

Postado ao som de: Álbum Field Day - Dag Nasty